Atualmente, todas as escolas do município estão integradas ao programa “Mais Educação”. A Escola Municipal “Dona Elisa Moreira dos Santos” aderiu ao programa recentemente, contemplando 130 alunos do ensino fundamental, que realizam atividades diversificadas nas seguintes áreas: acompanhamento pedagógico, meio ambiente, direitos humanos em educação e cultura digital. Os alunos participam sempre no contraturno das aulas regulares.
O “Mais Educação” é desenvolvido no município através de uma parceria entre a Prefeitura de Iperó e o Governo Federal. Através do programa, os alunos da rede municipal de ensino permanecem por mais duas horas na escola para participar de atividades de orientação aos estudos e leitura, tênis de mesa, robótica e redes sociais.
Rafael Moreira de Souza é aluno da escola e um dos participantes. “Ajuda a ter atividades e reforço fora do período de aulas. É muito importante porque auxilia o nosso desenvolvimento”, disse.
Segundo o coordenador Eduardo Sanches Albanez, a maior parte dos alunos tem demonstrado interesse pelas atividades desenvolvidas pelas monitoras. “Seguindo os ideais da educação integral previstos na legislação e nas propostas do programa ‘Mais Educação’, acreditamos nessa capacidade de ampliar e otimizar espaços, tempos e atores envolvidos no processo educativo”, explicou.
“Com esse programa, entendemos que há a melhora do aprendizado e a ampliação da perspectiva dos nossos alunos, que além das atividades realizadas, podem administrar o seu tempo de forma construtiva”, comentou o prefeito.