MOTORISTAS E pedestres que circulavam próximo ao semáforo de Iperó na última quarta-feira (23) ouviram mensagens em coro uníssono de “abaixa a viseira” e “coloque o cinto”. Muitos ficaram curiosos, e não entenderam nada, até perceberem que se tratava de uma blitz educativa realizada por alunos do projeto Despontando Cidadãos, juntamente com o Departamento Municipal de Trânsito (Demutran) e a Guarda Civil Municipal (GCM).
Ao presenciarem as infrações, os estudantes tratavam logo de alertar as pessoas para que observassem as regras do Código de Trânsito Brasileiro e, assim, garantissem a segurança no trânsito. A ação integra as atividades promovidas pelo município em alusão à Semana Nacional do Trânsito, que este ano tem como tema “Seja Você a mudança no Trânsito”.
Sempre que identificavam uma infração de trânsito os estudantes chamavam a atenção dos condutores e dos pedestres. A falta de uso do cinto de segurança, a viseira do capacete levantada e a travessia da via pública fora da faixa de pedestres foram as principais infrações identificadas.
O aluno Enzo, de oito anos, participou da atividade e contou que gostou bastante de alertar motoristas e motociclistas que estavam cometendo infrações.
O comandante da GCM, relata que o objetivo da ação foi conscientizar a população sobre os procedimentos básicos de segurança no trânsito. “A ação é para a própria segurança dos condutores, bem como um exercício de cidadania, pois o trânsito somos todos nós”.
Para o prefeito, ações como essa são eficazes. “Envolver os alunos é sempre uma boa opção, pois as crianças têm uma forma especial de convencimento, sem contar que é mais um meio de formarmos cidadãos conscientes e comprometidos com nossa cidade e com a vida da população”. ■