APÓS PARTICIPAREM do IX Cam-peonato Shobu-Ryu Open Internacional do Uruguai e conquistarem 27 medalhas, os alunos e professores do projeto Criança que Luta Vence foram recepcionados pelo prefeito de Iperó na última terça-feira (22).
Premiados em lutas de karatê de contato, karatê semi-contato, katas individuais e por equipe, os 12 atletas voltaram para casa com 13 medalhas de ouro, 7 de prata e 7 de bronze, resultado considerado expressivo ainda mais por tratar-se de competição internacional. No período em que representaram sua cidade e o país em Montevideo, os atletas participaram também de um curso de defesa pessoal de dois dias com certificação internacional e que foi ministrado pelo mestre Dave Johnson, que também é ator e dublê de filmes de Hollywood. No curso, aprenderam um pouco mais sobre técnicas de defesa pessoal, defesas contra vários adversários, de armas brancas e de fogo, e como imobilizar um oponente sem o uso de força excessiva.
Durante o campeonato, em todas as atividades, o hino de todos os países participantes foi executado pela banda do Exército Uruguaio com a participação em destaque do mestre responsável por cada uma das delegações participantes. No momento da execução do hino brasileiro e de Iperó, os iperoenses foram chamados à frente da bandeira para cantarem.
Para Alex Calixto, sensei e coordenador do projeto, a ajuda de todos os familiares, amigos, autoridades e colaboradores foi indispensável para que o sonho pudesse se concretizar. “Levamos o nome de nossa Iperó com muito orgulho a Montevideo, uma cidade maravilhosa. Tudo foi um turbilhão de emoções e sentimentos e lá pude conhecer melhor cada um de meus alunos. Aprendemos muito e eu descobri neles qualidades que nunca tinha tido a oportunidade de observar”.
Calixto conta ainda que a equipe iperoense teve destaque até no voo para o Uruguai. “O piloto do avião também nos incentivou muito quando desembarcarmos no Uruguai. Fomos parabenizados até por pessoas que nunca vimos na vida”. Outro momento emocionante, relata o sensei, foi a recepção que a delegação teve da Guarda Civil Municipal que, no retorno para Iperó, escoltou os atletas até o Paço Municipal com as sirenes ligadas. “Após isso fomos recebidos pelo prefeito. São honras que não têm preço”.
“Fiz questão de receber e parabenizar cada um dos iperoenses que foram nos representar. É mais uma vitória de nosso alunos e um marco na história da nossa cidade. Todos estão de parabéns”, destacou o prefeito. ■