Na última segunda (4), na quadra da Escola Municipal “Dona Cecy Monteiro Oetterer”, em George Oetterer, foi realizada a entrega dos cordões de capoeira aos alunos dos projetos “Bem Me Quer” e “Criando Laços”, que desenvolvem atividades no bairro. A iniciativa é uma parceria entre a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (SADS), por meio do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), e a Secretaria de Educação, Cultura e Esportes. Além dos alunos, estiveram presentes os professores, coordenadores e familiares, que acompanharam a cerimônia.
Durante a entrega dos cordões, houve cantigas acompanhadas com os instrumentos tradicionais da capoeira, como os atabaques, pandeiro, coco e berimbau. Os alunos fizeram ainda uma dança lúdica em grupo, contando a história de luta do Maculelê. A dança de forte expressão dramática é realizada com bastões que batem no ritmo dos atabaques. “Maculelê enfrentou uma tribo rival com dois bastões nas mãos”, entoaram os alunos. A entrega dos cordões encheu de orgulho os alunos, professores e familiares.
Luigi Rafael Firmino Alexandrino, de 13 anos, recebeu o primeiro cordão branco e disse que pretende continuar se dedicando. “Quero seguir em frente e quem sabe me tornar um mestre da capoeira”, comentou.
“Os projetos cumprem o propósito que é a transformação do cidadão e os professores contribuem para que os alunos tenham acesso a novas informações. Com isso, além de aprender sobre aspectos da cultura do Brasil, os alunos se interessam pela capoeira com foco na inserção social, respeito, disciplina e entrosamento”, disse o prefeito.