Durante esta semana, 24 alunos do Ensino Médio da Aitiara – Escola Waldorf, de Botucatu, participam de um estágio social de agrossilvicultura em Iperó, onde têm a oportunidade de conhecer a vivência dos produtores do assentamento Bela Vista.
É a segunda vez que essa iniciativa é realizada no município e foi possível por meio de uma parceria entre o campus Sorocaba da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), a Associação Biodinâmica de Botucatu, as prefeituras de Botucatu e Pardinho e o Sítio Mãe Terra no assentamento Bela Vista. A Prefeitura de Iperó, por meio da Secretaria do Meio Rural, Ambiente e Turismo (SERAT), também apoiou a iniciativa e doou 100 mudas nativas de diversas espécies para plantio nos lotes.
Nos cinco dias de estadia em Iperó, os alunos realizam atividades de plantio e manejo de agrofloresta, aplicação de preparados biodinâmicos e atividades ligadas à rotina dos lotes.
Entre as propostas desenvolvidas pela escola está a agricultura biodinâmica, onde o diferencial é não prejudicar o solo, a fauna e a flora, focando nas estações do ano e elementos da natureza, sem o uso de agrotóxicos e adubos químicos.
A aluna Clara Vianna Vidal conta que o grupo montou projetos em conjunto com os moradores. “Cada propriedade tem os seus desafios e exigências. Nessa experiência percebi como é a vida e a rotina das pessoas do campo. Estou satisfeita por fazer parte desse projeto. Aqui o dia parece ter mais horas e um melhor aproveitamento, pois desde cedo até o anoitecer estamos no campo e em contato com a natureza. É incrível a experiência e a satisfação com esse trabalho feito com carinho, juntando a necessidade das pessoas e o meio ambiente”, disse.
“O jovem deve ampliar os seus conhecimentos, se familiarizar com as espécies animais e vegetais, vivenciar a diversidade, descobrir as diferentes maneiras de viver e suas necessidades, ampliando a sua imagem da floresta como ecossistema. Além disso, deve vivenciar as necessidades das florestas”, explicou o professor Fernando Silveira Franco, da UFSCar, que orienta os alunos.
A realização das atividades no assentamento Bela Vista levou em consideração os projetos de agroflorestas já implantados ou em implantação. Assim, durante o período de vivência dos alunos nessas propriedades, além dos aprendizados e conhecimentos sobre técnicas, plantas e práticas, eles poderão contribuir para melhorar a qualidade de vida das famílias envolvidas.