Cerca de 300 alunos da Escola Municipal “Professora Henory de Campos Góes” participaram das apresentações do projeto “Banca da Ciência”, do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), campus Boituva. O evento aconteceu no último dia 9 e contou com a presença dos professores do IFSP, Emerson Ferreira Gomes (Fïsica) e Heloísa Bressan Gonçalves (Biologia), além de oito estudantes que participam de projetos de pesquisa na instituição.
O objetivo da “Banca da Ciência” é divulgar a ciência com experimentos simples e cotidianos. O projeto nasceu na Universidade de São Paulo (USP) em 2011 e é desenvolvido no IFSP desde 2016. A atividade na escola “Henory” começou com uma palestra sobre Ciência e no decorrer da apresentação foram apresentados cientistas brasileiros de diversas épocas. Também foram destacados os cientistas iperoenses Eugênio Del Vigna Filho (já falecido), Carlos Alberto Paula Leite e André Martins Senna.
Após a palestra, os alunos tiveram contato com seis experimentos trazidos pelos estudantes e professores do IFSP. As demonstrações incluíram as áreas de Eletricidade, Magnetismo, Hidráulica, Robótica, Plasmas e Ótica.
De acordo com o professor Emerson Ferreira Gomes, a atividade contribui para incentivar os alunos a seguirem na Ciência. “Iniciativas como essa, de extensão, são importantes para dialogar com a comunidade. A Banca da Ciência tem duas modalidades: exposição e cursos que ministramos nas escolas. Hoje trouxemos os experimentos para os alunos conhecerem e foi a nossa primeira experiência em Iperó. Estamos à disposição para levar a Banca da Ciência a outras escolas ou eventos relacionados ao município”, comentou.
Regina Célia Correa de Mendonça Alves e Sandro Donisete Guilherme, coordenadores da escola “Henory”, destacaram a importância do intercâmbio entre as duas instituições de ensino. “Foi uma troca de experiências muito significativa, onde os nossos alunos conheceram novas oportunidades para continuar os estudos após o ensino fundamental. Sabemos que formar cientistas é difícil e por isso os estudantes precisam ser estimulados sempre”, disseram.