No último dia 4, o projeto “Caminhando contra as drogas” (CCaD), que tem o apoio da Prefeitura de Iperó, divulgou os resultados das ações realizadas no primeiro semestre. Foram atendidos 546 jovens e adolescentes que participaram de atividades como xadrez, ginástica laboral, capoeira, street dance, escultura, dança, administração, espanhol, reforço em matemática, logística, graffiti, educação patrimonial, noções em desenho e projeto pipa com a conscientização sobre o cerol.
No primeiro semestre foram realizados 29 encaminhamentos incluindo tratamento e internação em clinicas de reabilitação, ações que também fazem parte da atuação do CCaD. O projeto realizou ainda apresentações de prevenção e conscientização ao uso de drogas, com eventos na Escola Estadual “Dr. Gaspar Ricardo Júnior” e nas Escolas Municipais “Prof. Pedrina de Campos Pedrozo Rosa” e “Prof. Henory de Campos Góes”. Cerca de 800 alunos participaram. No Facebook, o grupo do CCaD conta atualmente com 9.683 integrantes.
O projeto nasceu em 2012, quando o filho mais velho da fundadora foi internado em uma clínica de reabilitação. A partir de então, Patrícia Virgínia da Silva, que também coordena o projeto, iniciou o trabalho com o objetivo de prevenção e combate ao uso de drogas, visando mudar essa realidade enfrentada por inúmeras famílias.
“O fechamento do semestre mostra o quanto foi possível desenvolver por meio do projeto durante esses primeiros meses. Amor é o principal. Sempre acreditei que se cada um de nós fizer um pouco, conseguiremos alcançar excelentes resultados em tudo o que nos propusermos a fazer. E com o CCaD é assim também. Dá pra melhorar a sociedade. Agradeço a Deus, aos parceiros, à Prefeitura de Iperó, à população e à família CCaD”, disse a coordenadora.
“O projeto CCaD desenvolve um trabalho muito importante em Iperó e temos que valorizar iniciativas como essa. Contem com o nosso apoio para que continuem realizando essas ações de combate e prevenção ao uso de drogas”, comentou o prefeito.
As oficinas acontecem sempre no contraturno das aulas, para que os jovens e adolescentes não fiquem com tempo ocioso:
Segunda-feira: das 14h às 16h – Dança
Terça feira: das 9h30 às 10h – Ginástica; das 16h30 às 18h30 – Dança; das 19h às 21h – Capoeira
Quarta-feira: das 13h às 17h – Graffiti
Quinta-feira: das 15h às 17h – Escultura
Todos os interessados em participar ou atuar como voluntários podem ir à sede do CCaD, que fica na Praça Pedro Albieri, s/n (prédio do antigo Pernoite).