Os alunos da primeira turma da oficina de Graffiti, promovida pelo “Caminhando contra as drogas” (CCaD), concluíram as atividades na última quarta (2). O projeto tem o apoio da Prefeitura de Iperó. A oficina foi realizada em parceria com o grafiteiro Bode Sanches, de Sorocaba, e os 30 alunos criaram um painel de 45 metros quadrados ao lado da sede do CCaD.
Utilizando as técnicas do Graffiti, foram elaboradas duas ilustrações. A primeira mostrando o trem e a cidade, incluindo representações da região central e dos bairros Novo Horizonte e Vila Santo Antonio, que são vizinhos à ferrovia. A segunda voltada à arte surreal, apresentando a mensagem de alerta sobre a destruição da natureza pelo homem.
A oficina recebeu o nome de “Graffiti Legal” e, de acordo com Bode Sanches, o objetivo é levar a arte para diversos locais. O grafiteiro iniciou o projeto “Graffiti Legal” em Votorantim há cerca de um ano e é parceiro do CCaD há mais de dois anos.
Foram três meses de aulas, com duas horas semanais. “O painel é um presente para o município. A aceitação da comunidade foi muito importante e os alunos se engajaram bastante. Agora estamos planejando os próximo trabalhos”, comentou Patrícia Virgínia da Silva, coordenadora do CCaD.
Kaique Zucco, 21 anos, não perdeu nenhuma aula. “Aprendi bastante e ajudei os outros alunos também. Foi o meu primeiro contato com o Graffiti e era algo que eu tinha vontade. Me interessei pela oficina quando conheci o projeto e trouxe alguns amigos também”, disse.
Vinícius Augusto, 26 anos, conta que foi pichador em São Paulo quando era mais novo e destacou a importância do aprendizado durante as aulas no CCaD. “Hoje é muito significativo esse gesto de direcionar as minhas ações para o lado artístico, como é o caso do Graffiti. Aqui ocupamos o nosso tempo de forma proveitosa. Graças a essa oficina tive a oportunidade de participar de workshops e exposições, além do evento ‘Graffiti e Paz’ realizado em Sorocaba”, explicou.
Estão abertas as inscrições para a nova turma da oficina de Graffiti, que será iniciada em setembro. Podem participar alunos a partir de 11 anos. Os interessados devem ir à sede do CCaD, que fica na Praça Pedro Albieri, s/n (prédio do antigo Pernoite).
Bode Sanches e os alunos do CCaD em frente ao painel elaborado durante a oficina