Dezenas de pessoas passaram pela sede do projeto “Caminhando contra as drogas” (CCAD) no último dia 28, para prestigiar a exposição organizada pelos alunos e professores. O evento também marcou o encerramento das atividades do CCAD em 2016, que se dedica à prevenção do uso de drogas, além da recuperação e reinserção social de dependentes químicos.
Patrícia Virgínia da Silva, coordenadora do projeto, explica que os alunos já estavam produzindo diversos trabalhos durante as aulas e por isso surgiu a iniciativa de montar a exposição. “Guardamos tudo e organizamos a exposição. Eles fizeram inúmeros objetos e utensílios com TNT e EVA, além de esculturas em argila. Estamos aqui na nova sede há seis meses, com atividades diárias, e o resultado tem sido muito gratificante”, disse.
A equipe do CCAD é composta atualmente por 11 pessoas e atende cerca de 60 alunos entre 11 e 18 anos. O projeto tem o apoio da Prefeitura de Iperó e atua em parceria com o grupo de capoeira “Shalon” e o grupo de dança “DNA”. A sede do projeto fica na Praça Pedro Albieri, no prédio do antigo “Pernoite”.
Parceria com a Escola de Artes Sacras – desde que mudou para a sede atual, o CCAD passou a trabalhar em conjunto com a Escola de Artes Sacras, que se transformou num reforço importante à atuação do projeto. Os professores Murilo Sá Toledo e Osvaldo Pedro, juntamente com o monitor Michael Silva, têm se dedicado a ensinar para os alunos do CCAD as técnicas da escultura em argila.
“Essa parceria é muito importante e também tem permitido alavancar as atividades da Escola de Artes Sacras, porque há afinidade entre os dois projetos. Além disso, tudo o que desenvolvemos com os alunos contribui para que eles não fiquem ociosos. Estamos iniciando um novo trabalho agora, que é a confecção do presépio a ser apresentado no fim de 2017. Será o maior presépio da região. Vamos esculpir as peças em tamanho natural, sendo 60 aproximadamente, em conjunto com o CCAD”, comentou o professor Osvaldo Pedro.
“São importantes todas essas ações que ajudam a prevenir e orientar sobre os malefícios causados pelas drogas. A atuação do CCAD incentiva as crianças e adolescentes na luta contra as drogas e, ao mesmo tempo, ocupa o tempo deles de forma construtiva. A parceria com a Escola de Artes Sacras reforça tudo isso e traz visibilidade para esses dois projetos importantes desenvolvidos no município”, destacou o prefeito.
CCAD tem trabalhado em parceria com a Escola de Artes Sacras
Em 2017, o CCAD e a Escola de Artes Sacras vão desenvolver o projeto do presépio em tamanho natural