No último dia 12, as unidades de Saúde de Iperó promoveram uma campanha para a realização de exames de Papanicolau e atenderam 60 pessoas em todo o município. As equipes da UBS Centro, UBS Jardim Vitorino, PSF Bacaetava, UBS George Oetterer e também do pronto atendimento estiveram mobilizadas durante toda a manhã do domingo para atender as iperoenses.
O Papanicolau é um teste realizado para detectar alterações nas células do colo do útero e é a principal estratégia para fazer o diagnóstico do câncer de colo de útero ainda no início, antes mesmo dos sintomas. O exame preventivo é indolor, simples e rápido. O nome do exame é uma homenagem ao patologista grego George Papanicolaou, que criou o método no início do século XX.
De acordo com a secretária de Saúde, durante essa campanha realizada em Iperó houve casos em que a pessoa nunca havia realizado o exame ou já havia realizado há vários anos. “A importância do exame é detectar a fase pré-clínica do câncer do colo do útero, isto é, quando ainda não há sintomas. Quando diagnosticado na fase inicial, as chances de cura são de 100%, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer”, comentou.
Toda mulher, após iniciar a vida sexual, deve realizar o exame periódico, especialmente aquelas que estão na faixa etária entre 25 e 59 anos.
Mais informações: Secretaria de Saúde (3266-2228)