Home » Destaque » Centro Industrial Nuclear de ARAMAR e Prefeitura de Iperó realizam comemoração em homenagem à Data Magna da Marinha

Centro Industrial Nuclear de ARAMAR e Prefeitura de Iperó realizam comemoração em homenagem à Data Magna da Marinha

Centro Industrial Nuclear de ARAMAR e Prefeitura de Iperó realizam comemoração em homenagem à Data Magna da Marinha

Nesta última sexta-feira (10), o Centro Industrial Nuclear de ARAMAR (CINA), em parceria com a Prefeitura de Iperó/SP, realizou evento comemorativo em homenagem ao 157º Aniversário da Batalha Naval do Riachuelo. A cerimônia, que foi aberta ao público, ocorreu na Praça Marinha do Brasil, em Iperó, e contou com a participação do Diretor do CINA, Capitão de Mar e Guerra (EN) Luís Cláudio Farina, do Prefeito de Iperó, e de professores e alunos da Escola Municipal, além de outras autoridades militares e municipais.

Durante o evento, foi realizado o Cerimonial à Bandeira, com o hasteamento do Pavilhão Nacional e das bandeiras do Estado de São Paulo e do Município de Iperó por militares do CINA e alunos da Escola Municipal. A cerimônia, em comemoração ao Aniversário da Batalha Naval do Riachuelo, teve como objetivo aproximar a população local e permitir uma maior integração entre os moradores da região e a Marinha do Brasil.

Ocorrida em 11 de junho de 1865, a Batalha Naval do Riachuelo foi um evento decisivo para a vitória brasileira na Guerra da Tríplice Aliança, maior conflito na história da América do Sul. Desde então, comemora-se no dia 11 de junho a Data Magna da Marinha, rememorando os feitos heroicos daqueles homens que lutaram pelo nosso País.