Desde o início de setembro, o Pronto Atendimento (PA) São Judas Tadeus passou a contar com mais três médicos. Com o investimento de R$ 1.868.000,00 por ano, o PA agora conta com dois profissionais por plantão (das 7h às 19h e das 19h às 7h, inclusive aos sábados, domingos e feriados), além de mais um médico de sobreaviso, caso um deles tenha que acompanhar um paciente em transferência para um hospital de retaguarda na região.
Em 2013, a Prefeitura já havia incluído mais um profissional para atendimento de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, sendo que o atual reforço na equipe médica faz parte do conjunto de medidas realizadas pela Prefeitura para a ampliar o atendimento de emergência, diminuindo o tempo de espera e melhorando a qualidade da assistência aos cidadãos.
Com o término do contrato com a empresa anterior, a Prefeitura avaliou e constatou a necessidade de ampliar o número de médicos, principalmente, para que o PA não ficasse desassistido quando o profissional tivesse que acompanhar o paciente em transferência o que, consequentemente, aumentava o tempo de espera e de atendimento dos usuários.
“Nosso trabalho é para que o iperoense possa contar com serviço de qualidade, no tempo adequado, quando tiver que recorrer ao PA e a ampliação do número de médicos já está mostrando a evolução desse atendimento”, avalia o prefeito.
A dona de casa Maria da Conceição Souza Soares, aprovou as mudanças. “Está muito bom, da recepção ao médico, agora a gente não precisa mais procurar médicos de fora”, descreve. “Antes estava um pouco devagar, mas hoje já está mais rápido o atendimento”, relata Ivone de Fátima Alves.
Os funcionários também observam a diminuição do tempo de espera. “O tempo de espera reduziu significativamente”, comenta a técnica de enfermagem Rose Sanches. “Em situações de emergência sempre há um médico para atender, sem que seja necessário parar o fluxo normal”, completa a enfermeira responsável técnica Gilce Maria Vida.
Treinamento
Além da ampliação do número de médicos, o novo contrato de prestação de serviços inclui treinamentos para as equipes de enfermagem, principalmente, com foco no acolhimento do paciente, que é o primeiro atendimento que o doente recebe ao chegar no PA.