Home » Destaque » Com o calor e as chuvas, um alto número de pernilongos está sendo notado em toda região. Você sabe como diminuir essa proliferação?

Com o calor e as chuvas, um alto número de pernilongos está sendo notado em toda região. Você sabe como diminuir essa proliferação?

Com o calor e as chuvas, um alto número de pernilongos está sendo notado em toda região. Você sabe como diminuir essa proliferação?

– Evitar água parada para frear a reprodução;

– Instalar telas de proteção nas janelas;

– Utilizar repelentes;

– Obter plantas que os espantem, como citronela e manjericão.

Em muitos casos, os munícipes solicitam à Vigilância Epidemiológica a NEBULIZAÇÃO, que é utilizada contra o mosquito da Dengue. Aqui, a gente vai te explicar como ela funciona:

A nebulização é feita com um veneno que é controlado pelo Estado, ou seja, a nebulização acontece quando o Estado envia o produto para o município. Para que a ação aconteça, o município ou a região precisa estar registrando casos positivos para alguma das arboviroses, sendo elas a Dengue, Chikungunya ou Zikavírus. Na ausência da nebulização, a principal ação é eliminar os criadouros, que pode ser feita pelo próprio munícipe.

Resumindo: A Nebulização só é feita com casos confirmados de arbovires, então é essencial que você elimine a água parada na sua casa, limpe o seu quintal e siga as nossas dicas para ficar longe do Aedes Aegypti e do zumbido dos pernilongos.

Vale ressaltar que a nebulização é utilizada em caráter emergencial, a prevenção é por conta de cada munícipe. Sem água parada, sem mosquito!