Com objetivo de capacitar e melhorar os procedimentos municipais para o atendimento ao idoso, implementando ações que viabilizem a efetivação das políticas públicas, o Conselho Municipal do Idoso de Iperó participou na última semana, entre os dias 11 e 13, da Capacitação de Conselheiros Estaduais e Municipais para o fortalecimento do controle social dos direitos das pessoas idosas que aconteceu na cidade de São Paulo.
Os temas discutidos entre os dias de capacitação foram políticas públicas e envelhecimento, além contar com a participação dos conselheiros de todo o estado em prol de discutir o sistema municipal de atuação e melhoramentos, de acordo com a legislação vigente e participação efetiva do executivo, enquanto responsável pela política social na implementação dessas ações com orientações para levantamentos de dados municipais referente ao que já é oferecido em cada município e por cada secretaria.
A presidente do Conselho do Idoso de Iperó, Luiza Mendes, que esteve presente na ocasião contou sobre a experiência, “a capacitação foi um belo trabalho realizado pelo Conselho Estadual em parceria com o HCor de São Paulo. Foram apresentados elementos teóricos e práticos com foco nas políticas públicas voltadas ao idoso. Com isso, vamos aperfeiçoar muito nossas ações direcionadas aos idosos de Iperó”.
NOVAS AÇÕES
Agora, o Conselho do Idoso se prepara para a ação “Café em Prosa”, que acontecerá no próximo mês no bairro de George Oetterer com o grupo “Viva melhor Idade”, ação que trata sobre temas relacionados à sexualidade na melhor idade. Além disso, o Conselho segue organizando em parceria com a Secretaria de Meio Rural, Ambiente e Turismo, para o segundo semestre deste ano, um passeio com os grupos de idosos para a Fazenda Ipanema, lugar que muitos idosos alegam não conhecer.