Gestores de ensino participam de formação sobre Justiça Restaurativa
* Prática promove a Cultura na Paz na resolução de conflitos
Cerca de 40 gestores da rede pública de ensino de Iperó participaram no fim de novembro de uma formação sobre a Justiça Restaurativa. A formação é uma iniciativa da Comarca de Boituva e tem com intuito expandir a técnica entre os profissionais de educação e promover aplicação do conceito do projeto nas escolas.
A formação foi ministrada pelo escrevente técnico judiciário, André Theodoro de Souza Cruz. Na ocasião, as atividades são realizadas em círculos para priorizar a comunicação oral e o “olho no olho”, estimulando maior união e interatividade entre os gestores participantes.
Sobre a Justiça Restaurativa
A Justiça Restaurativa é uma técnica de solução de conflitos, uma opção de convivência e de retomada, seguindo a Cultura da Paz, que é um conjunto de valores, atitudes, modos de comportamento e modos de vida que rejeitam a violência e previnem os conflitos, ao atacar suas raízes para resolver os problemas por meio do diálogo e da negociação entre indivíduos, grupos e nações.
Na prática, a Justiça Restaurativa é um processo circular de diálogo e escuta, confidencial e voluntário, para apoiar e cuidar de pessoas e tratar conflitos e situações de violência, no sentido da corresponsabilidade.
Com a formação, os profissionais de educação poderão transformar a resolução de conflitos em uma comunicação não violenta, com a teoria de proteção integral à criança e ao adolescente, além de criar círculos de construção de paz. A secretária de Educação, destacou a importância da formação e da atuação do projeto nas escolas municipais. “O projeto é extremamente importante no dia a dia das unidades escolares, atuando na melhoria da convivência, tratando os conflitos e promovendo uma cultura de paz. Além disso, reforça o resgate de valores, reflexões de atitudes e o não à violência. Por meio do diálogo iremos fortalecer vínculos e transformar a escola em um ambiente ainda mais confortável de convívio social”.