Como fruto do trabalho pedagógico desenvolvido pela equipe escolar da ‘’Escola Municipal Francisco Adolfo de Varnhagem – Visconde de Porto Seguro’’, foi realizada na última segunda-feira (27), um encontro de cultura indígena com o povo Guarani ‘’Tekoá Porã’’.
De acordo com a Lei nº11.645, de 10 de Março de 2008, que estabelece em seu Art. 26-A, ‘’Nos estabelecimentos de ensino fundamental e de ensino médio, públicos e privados, torna-se obrigatório o estudo da história e cultura afro-brasileira e indígena.’’ Sendo assim, foi trabalhado durante as últimas semanas nas aulas de história do 5º ao 9º ano um conteúdo programático que inclui diversos aspectos da história e cultura do povo indígena e negro, sobre sua luta e suas contribuições nas áreas social, econômica e política, pertinentes à história do Brasil.
O Projeto “Aiwé Tekoá Porã” teve como objetivo principal, proporcionar aos estudantes um momento de interação, conhecimento e aprendizado por meio dessa troca de culturas, onde puderam fazer perguntas, conhecer suas danças, tradições, palavras na língua indígena e artesanatos.
‘’A Escola deve ser um lugar de oportunidades culturais. Essa vivência com a Tribo muito acrescentou aos nossos alunos, professores e funcionários. Tenho certeza que jamais vão esquecer dessa experiência e do que aprenderam sobre os povos indígenas e sua importância na formação da sociedade brasileira.’’, conta o diretor da Unidade, Thiago Ramirez.