Home » Destaque » INFORMAÇÃO É PROTEÇÃO! 18 de maio – Dia Nacional de Prevenção ao Abuso e Exploração Sexual a Crianças e Adolescentes

INFORMAÇÃO É PROTEÇÃO! 18 de maio – Dia Nacional de Prevenção ao Abuso e Exploração Sexual a Crianças e Adolescentes

INFORMAÇÃO É PROTEÇÃO! 18 de maio – Dia Nacional de Prevenção ao Abuso e Exploração Sexual a Crianças e Adolescentes

MDCA e Prefeitura de Iperó realizam ação a fim de promover o Disque Direitos Humanos – Disque 100

Na manhã desta quarta-feira, 18 de maio, Dia Nacional de Prevenção ao Abuso e Exploração Sexual a Crianças e Adolescentes, a Prefeitura de Iperó e o CMDCA – Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e do Adolescente, realizaram a instalação da primeira placa que visa promover o Disque Direitos Humanos (Disque 100), que recebe, analisa e encaminha denúncias de violações de direitos humanos relacionadas às crianças e adolescentes, pessoas idosas e pessoas com deficiência.

A primeira placa foi instalada no Ginásio de Esportes “Dito Bom” com a presença da presidente licenciada do CMDCA, Elisa Márcia Juliato, da vice-presidente, atualmente presidente em exercício, Viviane Zanatta, Humberto Moraes, 1º secretário, Secretários de Governo e de Serviços Municipais, além de representantes da Divisão Municipal Esportiva. A previsão é que, ao todo, cerca de 30 placas sejam instaladas em lugares de visibilidade e com alto fluxo de pessoas de todo o município, como nas praças públicas, centros esportivos, Unidades de Saúde, Pronto Atendimento, escolas e creches.

“O CMDCA acredita que a informação é que faz o cidadão consciente dos seus direitos, deveres e consequências dos seus atos na explanação pontual e ininterrupta das leis. Logo, um cidadão bem informado pode contribuir com a proteção das crianças de várias formas” destaca Elisa Márcia Juliato, idealizadora do projeto enquanto presidente do Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e do Adolescente.

18 DE MAIO: Faça bonito. Proteja nossas crianças e adolescentes.

No dia 18 de maio é celebrado o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, data determinada oficialmente pela Lei Municipal Nº 963/2019 e Federal Nº 9.970/2000, em memória à menina Araceli Crespo, de 08 anos de idade, que foi sequestrada, violentada e assassinada em 18 de maio de 1973. Portanto, o Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual de Crianças e Adolescentes incentiva que em todo o Brasil sejam realizadas ações que visem alertar toda a sociedade sobre a necessidade da prevenção à violência sexual.

Diariamente, crianças e adolescentes são expostos a diversas formas de violência nos diversos ambientes por eles frequentados. Dessa forma, a família, a sociedade e o poder público, devem ser envolvidos na discussão e nas atividades propostas em relação à prevenção ao abuso e exploração sexual, alertando principalmente que as vítimas, em sua maioria, não tem a percepção do que é o abuso sexual.

Havendo alguma suspeita é possível fazer a denúncia por meio do canal Disque 100. A ligação é gratuita, funciona todos os dias da semana, por 24h, inclusive sábados, domingos e feriados. A denúncia pode ser feita também na Polícia Militar, pelo número 190, ou Polícia Rodoviária Federal, pelo 191. O sigilo é garantido, e as ligações podem ser feitas por aparelhos fixos ou móveis. Mais informações poderão ser obtidas no site www.facabonito.org.br.