#VocêSabia que Iperó tem um trabalho intersetorial para atender pessoas em situação de rua?
Desde fevereiro deste ano, o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) trabalha em conjunto com a Guarda Civil Municipal (GCM) e com toda a equipe de saúde para atender, da melhor forma, pessoas em situação de rua que passam pelo município.
Cada serviço atua de acordo com sua competência e compartilha informações com os demais. Enquanto o CREAS procura garantir os direitos sociais, civis e familiares dessas pessoas, o setor de saúde aparece quando o indivíduo necessita de atendimento de saúde física ou mental, e a GCM quando há alguma ocorrência em que seja indicada sua intervenção. Até o momento, 89 migrantes puderam receber assistência e orientações na cidade.
No Dia da Luta da Pessoa Em Situação de Rua, 19 de agosto, os setores em questão se mobilizaram na campanha ‘Esmola Não Dignifica’, a fim de espalhar a ideia de que o encaminhamento dessas pessoas para serviços especializados é a melhor forma de proteção.
E você pode ajudar nisso, de um jeito bem simples. Caso encontre alguma pessoa em situação de rua, entre em contato com o CREAS – (15) 3266-3619; com a GCM – (15) 3266-1617 ou 153; e, se for o caso, com o Pronto Atendimento – (15) 3266-1100.
Faça de Iperó uma cidade + acolhedora!
![]()