No último dia 15, o iperoense Emerson Ferreira Gomes defendeu a tese “Astros no rock: uma perspectiva sociocultural no uso da canção na educação em ciências”, no Instituto de Física da USP, onde foi aprovado e recebeu o título de Doutor em Ensino de Ciências. A banca examinadora foi composta pelos Profs. Drs. Luís Paulo de Carvalho Piassi (orientador da tese / EACH-USP), Anderson Vinícius Romanini (ECA-USP), Eugênio Maria de França Ramos (FE-USP) e Germana Fernandes Barata (Unicamp).
Emerson explica que no mestrado havia abordado o uso da literatura no ensino da física. E como não era muito explorada a utilização de outros produtos culturais, surgiu a possibilidade de focar a música no doutorado, especificamente o rock, pois muitos artistas incluíram a temática de ciências nas letras. “Isso ajudou a despertar o interesse nos estudantes. O rock não é um estilo que a maioria ouve, mas já nas primeiras aplicações percebi que mesmo quem não gostava do gênero musical, acabava ficando curioso e atento aos temas ligados à física”, comentou.
O projeto para o doutorado foi apresentado em 2011 e o início dos trabalhos aconteceu em 2012, quando a metodologia passou a ser desenvolvida na Escola Dr. Gaspar Ricardo Júnior, em Iperó, e também na EACH/USP, na USP Leste, em São Paulo. A pesquisa percorreu três níveis: conceitual-fenomenológico, histórico-metodológico e sócio-político. E para isso, três autores foram fundamentais: Vigotski, Paulo Freire e Georges Snyders.
A criação do grupo RITA (Rock na Investigação da Tecnociência para Adolescentes), em homenagem à cantora Rita Lee, também foi importante. Através desse grupo, os estudantes de graduação da EACH desenvolveram um projeto de divulgação científica e aplicaram a metodologia para os alunos do programa “Mais Educação”, desenvolvido pelo Governo Federal, através da Prefeitura de São Paulo.
O prefeito ficou bastante orgulhoso ao saber da notícia. “Sempre acompanhamos o trabalho do Emerson e desde o início a repercussão foi muito positiva, inclusive na imprensa regional. É perceptível a empolgação dos alunos com essas aulas. Parabenizo pela conquista do título e, sem dúvidas, é mais um iperoense que contribui para levar o nome do nosso município ao resto do mundo”, destacou.
Atualmente, o professor Emerson Ferreira Gomes leciona no IFSP, em Boituva, no ensino médio, ensino técnico e graduação. Ele destacou ainda o apoio de todas as instituições por onde passou, principalmente dos professores Marissol Campos, Estela Soldera e Thiago Ramires, da Escola Gaspar. Em maio, juntamente com o orientador, vai apresentar a tese em Montreal, no Canadá, no 84º Congresso da Associação Francófona do Saber.