‘’Em um circo de lonas velhas, uma produtora mantém, aos berros, uma equipe de artistas jovens e inventivos, sempre repreendendo experimentos artísticos, aceitando no picadeiro apenas o que realmente vende ingressos. Mas os jovens parecem não falar muito bem a sua língua empreendedora, o que lhes rende uma passagem só de ida para fora dos picadeiros. Descrentes da sua própria arte ingressam na vida urbana, metódica e distante da sua realidade. Será aquele o único caminho para eles?’’
Essa é sinopse da peça ‘’Mokita’’ encenada pela Liga Teatral de Iperó que se apresentou no início do mês, no Festival Regional de Teatro na Praça Frei Baraúna e no Teatro-Bar Dois Ponto Oito, em Sorocaba que recebeu mais de 290 artistas de grupos teatrais de 11 cidades da região metropolitana.
A Professora Thailini Rocha conta que o Festival possibilitou uma experiência única de intercâmbio de ideias com os grupos da nossa região. ‘’Todos puderam conviver, presenciar e prestigiar as obras uns dos outros em um espaço aberto e totalmente democrático como a praça pública é. Uma ideia genial de divulgação e valorização da cultura regional. Parabenizo meus alunos pela apresentação impecável e agradeço ao apoio de sempre fornecido pela Prefeitura Municipal que sempre valoriza nossos alunos.’’, destaca.
Sobre o Projeto:
Nesta semana duas novas turmas de teatro iniciaram as aulas. O projeto que integra o “Cultura em Ação”, desenvolvido pela Divisão de Cultura, por meio da Secretaria da Educação, Cultura e Esportes, contará este ano com quatro modalidades:Infantil, Juvenil, Companhia de Teatro Infantil e Companhia de Teatro Juvenil. Cada turma terá até 25 alunos.
Além do maior número de turmas, este ano, o projeto de teatro já estabeleceu parceria com os projetos de street, sapateado e jazz em seus espetáculos. A novidade busca consolidar a formação de público na cidade e também oferecer uma formação e vivência mais completa aos futuros artistas do município.
Para o responsável pela Divisão de Cultura, Wanderson Benedito Mariano, mais conhecido como Cafu, o ano de 2019 promete muitas conquistas para a cidade e para o grupo de teatro que a cada apresentação se torna mais conhecido. “Faremos o possível para que o projeto continue a crescer e ensine tantas crianças. Realizaremos muitas ações no decorrer do ano e, desde já, parabenizo e agradeço a professora Thailini por toda dedicação e à Secretaria de Educação por não medir esforços em prol de nossos alunos.”, destaca.