Foi realizado no último fim de semana, dias 1 e 2, o “8º Mutirão de Castração”, que esterilizou 240 animais, sendo 100 gatos e 140 cachorros, entre machos e fêmeas, incluindo animais de rua, a exemplo das edições anteriores. Ainda durante o Mutirão, seis filhotes foram encaminhados para adoção. Os novos tutores assinaram um termo de posse responsável, assumiram o compromisso de realizar a castração dos animais quando chegarem à idade mínima e para isso receberam um “vale castração”.
O Mutirão de Castração é realizado pela Prefeitura de Iperó, por meio da Secretaria do Meio Rural, Ambiente e Turismo (SERAT), e conta com a parceria da ONG “Cia do Bicho”, do Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV) e diversos voluntários.
Durante os dois dias foi colocada em prática uma campanha sobre a posse responsável dos animais, com diversas orientações sobre o tema. As crianças também participaram de dinâmicas com pintura facial e desenhos, para despertar a consciência sobre a posse responsável, a importância da castração e o não abandono dos animais.
Luiza Helena de Oliveira, voluntária desde a segunda edição, fala sobre o atingimento dos objetivos e explica que sem as parcerias não seria possível realizar o Mutirão. “Foram castrados muitos animais de rua, tivemos um grande apoio dos voluntários e a aceitação da população foi extremamente importante. O Mutirão conquistou bastante credibilidade desde a primeira edição e os iperoenses têm confiança no trabalho que realizamos. É muito gratificante esse respeito e carinho das pessoas. É um trabalho cansativo, mas o resultado vale a pena, buscando sempre orientar a população e despertar essa conscientização. Agradecemos a todos que nos apoiaram e se dedicaram”, comentou.
“Mais uma vez o Mutirão de Castração teve o apoio dos voluntários que são parceiros importantes nesse trabalho. Também conseguimos, com a ajuda deles, informar e orientar sobre a importância da posse responsável dos animais, além dos deveres dos proprietários”, disse o secretário do Meio Rural, Ambiente e Turismo.
“O Mutirão sempre traz resultados positivos, que contribuem para beneficiar toda a população, pois ajuda a controlar o número de animais e diminuir os casos de animais abandonados. Representa mais uma ação que apoiamos nesse segmento. Outra medida recente foi a aprovação da lei, com o apoio da Câmara Municipal, para um Programa Permanente de Proteção e Defesa dos Animais, o Fundo Municipal do Bem-Estar Animal e o Conselho Municipal de Proteção e Defesa dos Animais. O objetivo dessa nova legislação é promover ações voltadas ao bem-estar animal e ao controle populacional de animais domésticos. Essas iniciativas certamente contribuirão no controle de zoonoses. Parabéns a todos os envolvidos”, comentou o prefeito.
Em oito edições, o Mutirão de Castração esterilizou 1.870 animais em Iperó. A próxima edição será realizada no primeiro semestre de 2019.
Mais informações: 3266-3694 (SERAT)