Os 27 municípios que integram o CERISO – Consórcio de Estudos, Recuperação e Desenvolvimento da Bacia do Rio Sorocaba e Médio Tietê – foram avaliados pela CETESB (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) com notas positivas no IQR – Índice de Qualidade de Resíduos. Os dados foram apresentados em reunião, no dia 23 de maio, em São Paulo, com o Secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente, Marcos Penido, juntamente com sua equipe.
Os dados em questão foram complemento das informações para nortear os trabalhos iniciados na busca de soluções regionalizadas para a destinação dos resíduos sólidos dos municípios que comp
õem o Consórcio. É uma medida complementar ao plano regional de resídu
os sólidos que está sendo desenvolvido pelo CERISO com auxílio do Instituto Movimento Cidades Inteligentes e com recursos do FECOP – Fundo Estadual de Prevenção e Controle da Poluição, no importe de R$ 1,3 milhões.
O IQR, exposto na reunião, permite a análise das ações de controle de poluição ambiental, além da eficácia de programas alinhados com políticas públicas estabelecidas para o setor, como é o caso do CERISO.
Dessa forma, a gestão do Consórcio também recebeu um retorno favorável da CETESB. O presidente do CERISO, Vanderlei Polizeli, comentou: “Essa avaliação da qualidade de resíduos é uma referência muito importante para o nosso trabalho. Estamos focados em tomar as melhores iniciativas, junto aos municípios, para permitir uma destinação adequada do lixo e, assim, diminuir os impactos ambientais e beneficiar toda região. Segundo apontam os dados, estamos no caminho certo”.
Entre as recentes ações, o CERISO apresentou, no início do mês de maio o projet
o de Conteineirização para os municípios de Iperó, Cesário Lange, Conchas, Pereiras e Porangaba. O objetivo é introduzir contentores plásticos e coleta mecanizada, a fim de minimizar a poluição difusa dos recursos hídricos, proporcionar um destino mais sustentável para o lixo e, consequentemente, pro
mover o bem-estar da população.