As atividades do programa Mutirão Social do Trabalhador, que é desenvolvido pela Prefeitura de Iperó durante todo o ano, foram encerradas na última sexta-feira (7) com um passeio dos alunos que puderam conhecer o Jardim Botânico de Sorocaba e acompanhar de perto, por meio de monitores e educadores ambientais do local, a construção sustentável de um jardim.
Os alunos conheceram todo o espaço que inclui orquidário, palacete de cristal, roseiral e jardim com cultivo de plantas e flores. Além disso, realizaram trilha dentro do Jardim, participaram de atividade para diferenciação de flor, planta e raiz e, ao final, todos participaram de um piquenique.
“Todos gostaram bastante do passeio. As explicações dos educadores ambientais durante o passeio permitiram que os integrantes do programa estabelecessem uma ‘ponte’ entre o conteúdo teórico e prático que obtiveram durante todo o ano. O passeio também foi ótimo para o diálogo e devolutiva dos alunos sobre o programa”, conta a secretária de Assistência e Desenvolvimento Social.
Sobre
O “Mutirão Social do Trabalhador” é realizado pela Prefeitura de Iperó, numa parceria entre as Secretarias de Meio Rural, Ambiente e Turismo e Assistência e Desenvolvimento Social (SADS). O curso de Jardinagem é oferecido de forma gratuita aos munícipes desempregados, em risco social e com dificuldades no acesso ao mercado de trabalho. Entre os objetivos estão a reintegração social, a qualificação e a geração de renda, com foco em preparar os alunos para o mercado de trabalho.■