O prefeito de Iperó assinou convênio, no último dia 3, no Palácio dos Bandeirantes, que garante à cidade o fornecimento de serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário pela Sabesp. O convênio, de cooperação técnica com o Estado, tem prazo de 30 anos e considera que as tarifas a serem praticadas pela Sabesp devem ser adequadas às condições de pagamento da população, com valores diferenciados para população de baixa renda. Além disso,o prefeito destaca que a Sabesp vai repassar à Prefeitura um valor de R$ 3,4 milhões, a serem utilizados em ações socioambientais.
A solenidade, no Palácio, contou com a participação, além do prefeito de Iperó, do governador Geraldo Alckmin, da presidente da Sabesp, Dilma Pena, e do superintendente regional da empresa em Botucatu, José Eduardo Pardini Afonseca. O prefeito lembra que, para se chegar ao convênio, a Prefeitura teve a preocupação de ouvir os cidadãos, o que foi feito em audiência pública, além de ter sido aprovada lei na Câmara Municipal e muita negociação com a Sabesp, para que a população iperoense fosse beneficiada ao máximo possível
O prefeito destaca ainda que o convênio prevê que os serviços de água e esgoto cheguem a todos os cidadãos, a sua manutenção até o fim do seu prazo e a sua melhoria contínua. “Com o crescimento da cidade, é necessário que tenhamos condições de melhorar já o que não está bom e ter permanentemente os investimentos necessários para atender a população. E os investimentos serão decididos em conjunto, pela Prefeitura e Sabesp”, frisa.
Conforme explica o prefeito, a Agência Reguladora de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo (Arsesp) é quem vai estabelecer os padrões e critérios de qualidade a serem observados pela Sabesp e ainda vai fazer a fiscalização da execução dos serviços, verificando o cumprimento de metas estabelecidas. “É a agência quem vai ainda proteger os direitos e interesses dos cidadãos, coibindo eventuais práticas abusivas”, ressalta ele.
O prefeito enfatiza que, além de ter a Arsesp para garantir que as tarifas sejam justas, o convênio prevê ainda que deverão ser cobrados valores diferenciados de populações e localidades de baixa renda. “Essa é outra grande conquista para a cidade, pois o abastecimento de água é necessidade vital para todos, mas nem todos têm condições de pagar as mesmas tarifas.”
O próximo passo para a efetivação do convênio assinado é a assinatura do contrato com a Sabesp, o que o prefeito espera ocorra o mais rápido possível. “Temos convicção de que o convênio e, consequentemente, o contrato são altamente benéficos para a cidade, para termos a garantia do abastecimento de água e o tratamento do esgoto, além de ter obtido uma verba significativa para melhorar ainda mais a qualidade de vida dos iperoenses”, finaliza o prefeito.