A Prefeitura de Iperó, por meio da Secretaria da Educação, Cultura e Esportes, implantou o projeto “Criança que luta, vence”, que já atraiu 45 alunos. São aulas de Karatê, ministradas pelos senseis Ivana Ricezi e Alex Calixto, instrutores graduados.O objetivo do projeto é proporcionar, para as crianças do município, atividades esportivas gratuitas, com cunho formativo.
O Karatê, uma arte marcial reconhecida por educadores, médicos e sociólogos como uma maneira saudável da prática do esporte, desenvolve aspectos psicológicos e comportamentais, tais como disciplina, responsabilidade, pontualidade, organização, concentração, respeito à hierarquia e ao próximo, raciocínio rápido, auto controle, auto confiança. Além disso, os alunos aprendem também a absorver vitórias e derrotas e a manter um bom relacionamento dentro da sociedade.
Os benefícios físicos também são significativos, uma vez que o karatê desenvolve um bom funcionamento cardiovascular, tonificando os músculos, exercendo elasticidade, proporcionando qualidade no sono e disposição física.
Atualmente, o projeto atende 45 alunos, mas tem capacidade para atender 80 crianças, divididas em quatro turmas. As aulas são ministradas no Campo Praxedão, às terças e quintas-feiras, das 8h às 11h e das 14h às 17h.
Os interessados em participar da modalidade devem estar matriculados na rede pública de ensino do município e ter autorização do responsável legal. Para se inscrever basta se dirigir ao Campo Praxedão nos mesmos dias e horários das aulas, e retirar a ficha de inscrição.