No último dia 2, a Prefeitura de Iperó protocolou o “Projeto Técnico de Estradas Rurais”, na CATI de Sorocaba, que prevê um investimento de R$ 700 mil. O próximo passo é a análise do projeto e, após a aprovação, os recursos serão destinados a Iperó pelo Governo do Estado, visando a recuperação dos trechos críticos das estradas rurais e a conservação das vias onde há o maior fluxo da produção agrícola local.
Serão 23,3 km contemplados, incluindo as estradas municipais “16 de Maio”, “dos Evangélicos”, “Comunitária – C1”, “das Paineiras – C2” e “Paulo Freire”. A liberação dos recursos acontecerá por meio do projeto de “Desenvolvimento Rural Sustentável Microbacias II – Acesso ao mercado”, coordenado pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo e financiado pelo Banco Mundial.
As melhorias têm como prioridade os trechos críticos que comprometem o tráfego durante o ano e interferem no escoamento da produção, transporte dos insumos, transporte escolar e movimentação dos moradores do entorno. Isso vai refletir também na qualidade de vida dos moradores.
“Essas benfeitorias vêm para fortalecer a nossa infraestrutura na área rural e proporcionar melhores condições aos produtores iperoenses. Temos uma grande rede de estradas rurais e o escoamento da produção, além do trânsito dos moradores, depende das boas condições dessas vias”, explicou o prefeito.
Além das ações relacionadas às estradas rurais, o projeto engloba um investimento no valor de R$ 800 mil para a construção de um galpão agroindustrial e a implantação de uma agroindústria de processamentos de frutas, legumes e verduras.