A Prefeitura de Iperó recebeu uma ambulância do Governo do Estado, na última quarta (06/11), em solenidade no Palácio dos Bandeirantes. Segundo a Administração, a intenção é transformá-la na primeira Unidade de Terapia Intensiva (UTI) móvel do Município. Hoje as necessidades de UTI móvel são atendidas por uma empresa particular. A Prefeitura estima que a adaptação da nova ambulância deverá custar cerca de R$ 60 mil e ressalta que a nova ambulância é a segunda adquirida este ano, com o que a frota desse tipo de veículo é de oito unidades.
A primeira ambulância adquirida pela Prefeitura, em julho último, foi comprada com recursos próprios, num valor de R$ 83,5 mil, e conta com piso revestido, maca retrátil com encosto reclinável e suporte para cilindro de oxigênio, cilindro de soro, banco para dois acompanhantes, sistema de oxigenoterapia e ar condicionado duplo (cabine e compartimento do paciente). Ela foi destinada para o Pronto Atendimento Municipal para remoções simples de baixa e média complexidades, mas pode atender pacientes acamados que necessitem de consultas ambulatoriais e, adaptada, poderá até ser utilizada para remoções de casos de emergência.
A ambulância recebida do Estado na quarta é equipada com maca retrátil, um cilindro de oxigênio de 16 litros, régua tripla com fluxômetro, umidificador, máscara, mobiliário de compensado naval, armário, balcão, banco baú para três pessoas e capacidade para sete lugares, incluindo o motorista. Além disto, o veículo veio com emplacamento, documentação e garantia de revisão após um ano de uso.
A Prefeitura lembra que o Município já contava com sete ambulâncias. Três delas estão servindo o Pronto Atendimento (além da ambulância do SAMU), uma a UBS de George Oetterer e duas as UBS da área central. A intenção é transformar o novo veículo em uma UTI móvel, com o que a Administração passaria a contar com uma frota completa para atendimento dos iperoenses, o que agilizaria os serviços e, além disso, pode representar economia aos cofres públicos, deixando de usar a unidade terceirizada.