No período de 6 a 20 de novembro, as Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Iperó realizarão a segunda fase da campanha de intensificação da busca ativa de casos de tuberculose. A ação tem o objetivo de conhecer precocemente os casos da doença e atuar para evitar a propagação. Todas as pessoas que passarem pelas unidades nesse período serão entrevistadas e aquelas que apresentarem algum sintoma farão o exame de baciloscopia.
Caso o paciente apresente tosse persistente por duas semanas ou mais, febre vespertina, suor noturno e emagrecimento, deve procurar a unidade de Saúde mais próxima de sua casa e realizar o exame.
A tuberculose é uma doença infecciosa e transmissível, causada pelo “Mycobacterium tuberculosis”, que afeta os pulmões e também pode acometer outros órgãos. A forma pulmonar é a mais frequente e a mais preocupante para a saúde pública. A transmissão da doença ocorre a partir das gotículas expelidas ao falar, tosses e espirros. A pessoa doente pode infectar, em média, de 10 a 15 pessoas.
A tuberculose tem cura e o tratamento é realizado por um período de seis meses. Após 15 dias do início do tratamento já não há mais risco de transmissão da doença.
Mais informações: 3266-2228 (Secretaria de Saúde)